Seja bem vindo

Nenhum usuário logado!

A Caridade
LOGIN
CADASTRO
HOME VOLTAR

A Caridade







Não cobicei prata, ouro ou vestes de ninguém. Vós bem sabeis que estas minhas mãos providenciaram o que era necessário para mim e para os que estavam comigo. Em tudo vos mostrei que, trabalhando desse modo, se deve ajudar aos fracos, recordando as palavras do Senhor Jesus, que disse: "Há mais felicidade em dar do que em receber" (At 20,33-35).




Irmãos amados, o que falar da Caridade? A Caridade não é entregar umas moedinhas para um mendigo na esquina, por medo dele ou fazendo só por fazer, sem ao menos olhar no olho daquela pessoa, mas é dar aquelas moedas amando a Deus, fazendo por amor a Ele. É dar de si ao outro, num sorriso, no olhar, vivendo esse verdadeiro amor que não vem de nós, mas de Deus! Se você faz só por fazer, que valor tem? Se fizer com um coração cheio de repulsa, cheio de nojo por conta da sujeira e cheiro de um pobre pedinte, isso não é Caridade! Por isso, vamos ver isso de maneira bastante clara na primeira Carta de São Paulo aos Coríntios:

Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver caridade, sou como o bronze que soa, ou como o címbalo que retine. Mesmo que eu tivesse o dom da profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência; mesmo que tivesse toda a fé, a ponto de transportar montanhas, se não tiver caridade, não sou nada. Ainda que distribuísse todos os meus bens em sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, se não tiver caridade, de nada valeria! A caridade é paciente, a caridade é bondosa. Não tem inveja. A caridade não é orgulhosa. Não é arrogante. Nem escandalosa. Não busca os seus próprios interesses, não se irrita, não guarda rancor.Não se alegra com a injustiça, mas se rejubila com a verdade. Tudo desculpa, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. A caridade jamais acabará. Por ora subsistem a fé, a esperança e a caridade – as três. Porém, a maior delas é a caridade (1 Cor 13,1-8a.13).

A Caridade está fundada na fé e na esperança, como disse, está fundada, se você não a tem, a sua fé e esperança não tem sustentação, pois não basta dizer que cremos em Deus ou esperamos Nele se não amamos! Pois, como diz a Palavra: “Quem não ama, não chegou a conhecer a Deus, pois Deus é amor” (1Jo 4,8). Como esperamos viver eternamente na Santa Presença de Deus se não amamos?

Jesus nos ensina como colocar em prática a Caridade:

“Este é o meu mandamento: amai-vos uns aos outros, assim como eu vos amei. Ninguém tem amor maior do que aquele que dá a vida por seus amigos.” (Jo 15,12-13) .



A Caridade é uma total entrega pelo outro, a exemplo de nosso Senhor Jesus Cristo, que sendo obediente ao Pai até o fim, realizou a maior de todas as entregas, por amor a cada um de nós, na cruz, para nos ver libertos da opressão do pecado! Portanto, precisamos “viver” a Caridade, e não brincar de sermos caridosos! É uma total entrega, é morrer pra si mesmo e dar a vida pelo outro, por amor e obediência a Deus, que por primeiro nos amou e veio ao nosso encontro (Conf. 1Jo 4,19)!



Por Luan Gabriel

Compartilhe:

Compartilhar



Para comentar faça login,
clicando aqui.
Ou faça seu cadastro,
clicando aqui.