Seja bem vindo

Nenhum usuário logado!

Reflexão - Humildade
LOGIN
CADASTRO
HOME VOLTAR

Humildade




Para alguns que confiavam na sua própria justiça e desprezavam os outros, Jesus contou esta parábola: “Dois homens subiram ao templo para orar. Um era fariseu, o outro publicano. O fariseu, de pé, orava assim em seu íntimo: ‘Deus, eu te agradeço porque não sou como os outros, ladrões, desonestos, adúlteros, nem como este publicano. Jejuo duas vezes por semana e pago o dízimo de toda a minha renda’. O publicano, porém, ficou a distância e nem se atrevia a levantar os olhos para o céu; mas batia no peito, dizendo: ‘Meu Deus, tem compaixão de mim, que sou pecador!’ Eu vos digo: este último voltou para casa justificado, mas o outro não. Pois quem se exalta será humilhado, e quem se humilha será exaltado.”

(Lc 18,9-14)






Jesus, nessa Parábola, deseja falar profundamente ao nosso coração. Vivemos em um mundo em que os grandes são exaltados e os pobres, os pequenos, são humilhados! Porém, no Reino do Céus é totalmente diferente! Só entra no Reino do Céus aquele que aprendeu a ser pequeno nessa terra. Não somos maiores nem melhores do que niguém! Precisamos viver a humildade e só é humilde aquele que sabe que sem Deus não é nada! Só porederemos viver essa humildade se nos colocarmos diante de Jesus, nosso Mestre e Senhor, que não somente nos ensinou com Suas palavras mas também com a Sua vida. Mesmo Sendo Deus, Jesus viveu a humildade, a simplicidade, desde o início de Sua vida terrena, nascendo em uma pobre e pequena manjedoura. Um outro exemplo para nós foi quando Jesus lavou os pés dos Seus discípulos:



Jesus levantou-se da ceia, tirou o manto, pegou uma toalha e amarrou-a à cintura. Derramou água numa bacia, pôs-se a lavar os pés dos discípulos e enxugava-os com a toalha que trazia à cintura. Chegou assim a Simão Pedro. Este disse: “Senhor, tu vais lavar-me os pés?” Jesus respondeu: “Agora não entendes o que estou fazendo; mais tarde compreenderás”. Pedro disse: “Tu não me lavarás os pés nunca!” Mas Jesus respondeu: “Se eu não te lavar, não terás parte comigo”. Simão Pedro disse: “Senhor, então lava-me não só os pés, mas também as mãos e a cabeça”. Jesus respondeu: “Quem tomou banho não precisa lavar senão os pés, pois está inteiramente limpo. Vós também estais limpos, mas não todos”. Ele já sabia quem o iria entregar. Por isso disse: “Não estais todos limpos”. Depois de lavar os pés dos discípulos, Jesus vestiu o manto e voltou ao seu lugar. Disse aos discípulos: “Entendeis o que eu vos fiz? Vós me chamais de Mestre e Senhor; e dizeis bem, porque sou. Se eu, o Senhor e Mestre, vos lavei os pés, também vós deveis lavar os pés uns aos outros. Dei-vos o exemplo, para que façais assim como eu fiz para vós." (Jo 13,4-15)



Temos outro grande exemplo de humildade, a Mãe de Jesus, Maria Santíssima! Ela foi a escolhida por Deus para ser a Mãe do Seu Filho e mesmo diante de tamanha graça, de tamanha eleição, ela se fez pequena, não se exaltou, não se fez maior do que ninguém, mas disse diante do anúncio do Arcanjo São Gabriel: “Eis aqui a serva do Senhor! Faça-se em mim segundo a tua palavra” (Lc 1,38b).

Como é difícil para nós, diante do orgulho que rodeia o nosso coração, descer do pedestal e estender a mão para o irmão, amando, perdoando, dando a vida pelo outro! Sim, é difícil, porém, a medida em que nos colocamos diante da Presença do Senhor, a medida em que entregamos o nosso coração a Jesus, isso vai se tornando parte da nossa vida, parte do nosso agir.

Que possamos hoje irmãos amados, renunciar a todo orgulho e vaidade que nos acorrenta e nos afasta do Senhor, que possamos hoje, abraçar a vontade de Deus pra nossa vida, vivendo o amor, vivendo a humildade, na entrega do nosso coração a Deus!



Por Luan Gabriel


Compartilhe:




Para comentar faça login,
clicando aqui.

Ou faça seu cadastro,
clicando aqui.