A Igreja Católica Apostólica Romana, foi fundada a mais de 2000 anos, pelo próprio Senhor Jesus, sobre a rocha que é São Pedro, primeiro Papa da Igreja (Conf. Mt 16,13-19).
Ao longo da história, a Igreja vem sofrido muita perseguição, adversidades, combates (Conf. Jo 15,20), mas sustentada pela graça Divina, ela permanece de pé! Aí está uma grande prova que a Igreja Católica foi fundada por Jesus, que a Igreja é de Deus! No livro de São Mateus, capítulo 16, dentro do versículo 18, Jesus afirma: "As forças do Inferno não poderão vencê-la", demontrando claramente que o mal que está nesse mundo (Conf. Ef 6,11-12) tentaria (e continua tentando), mas, jamais conseguiria destruir a Santa Igreja!
A Igreja é fundamentada em dois pilares, que é a Palavra de Deus e a tradição Apostólica. Como já mencionei, a Igreja foi fundada por Cristo, e
Ele deixou a Missão aos Apóstolos de continuarem Sua obra, anunciando a Palavra de Deus, testemunhando Jesus Cristo, onde também o Senhor realizava inúmeros milagres, por meio deles, portanto, ali já era a Igreja agindo, levada pelo Espírito Santo! E essa Igreja que continua, até os dias atuais, Evangelizando, sendo luz do mundo e sal da terra (Conf. Mt 5, 13-16), mesmo em meio as adversidades,
perseverando, porque Jesus Cristo é a cabeça da Igreja, e Ele nos prometeu: Eis que estou convosco todos os dias, até o fim dos tempos
(Mt 28,20b).
A multidão dos fiéis era um só coração e uma só alma. Ninguém considerava suas as coisas que possuía, mas tudo entre eles era posto em comum.
Com grande poder, os apóstolos davam testemunho da ressurreição do Senhor Jesus, e sobre todos eles multiplicava- se a graça de Deus.
Entre eles ninguém passava necessidade, pois aqueles que possuíam terras ou casas as vendiam, traziam o dinheiro e o depositavam aos pés dos apóstolos. Depois, era distribuído conforme a necessidade de cada um (At 4,32-35).