Seja bem vindo

Nenhum usuário logado!

Reflexão - Sacramento da reconciliação!
LOGIN
CADASTRO
HOME VOLTAR

Sacramento da reconciliação!




Naquele tempo, Jesus foi para o monte das Oliveiras. De madrugada, voltou de novo ao Templo. Todo o povo se reuniu em volta dele. Sentando-se, começou a ensiná-los. Entretanto, os mestres da Lei e os fariseus trouxeram uma mulher surpreendida em adultério. Colocando a no meio deles, disseram a Jesus: 'Mestre, esta mulher foi surpreendida em flagrante adultério. Moisés na Lei mandou apedrejar tais mulheres. Que dizes tu?' Perguntavam isso para experimentar Jesus e para terem motivo de o acusar. Mas Jesus, inclinando-se, começou a escrever com o dedo no chão. Como persistissem em interrogá-lo, Jesus ergueu-se e disse: 'Quem dentre vós não tiver pecado, seja o primeiro a atirar-lhe uma pedra.' E tornando a inclinar-se, continuou a escrever no chão. E eles, ouvindo o que Jesus falou, foram saindo um a um, a começar pelos mais velhos; e Jesus ficou sozinho, com a mulher que estava lá, no meio do povo. Então Jesus se levantou e disse: 'Mulher, onde estão eles? Ninguém te condenou ?' Ela respondeu: 'Ninguém, Senhor.' Então Jesus lhe disse: 'Eu também não te condeno. Podes ir, e de agora em diante não peques mais'.

(Jo 8,1-11))






Neste Evangelho, presente na Liturgia da Igreja do dia (03/04/2022), podemos perceber essa tentativa dos mestres da Lei e dos fariseus de acusarem Jesus, porém, como percebemos, Jesus começou a escrever no chão, enquanto tantos ali queriam atirar pedras naquela mulher adultera! Depois, Jesus disse: "Quem dentre vós não tiver pecado, seja o primeiro a atirar-lhe uma pedra". Diante disso foram saindo um a um!

Escutando este Evangelho na Santa Missa, me recordei do Sacramento da Confissão ou Sacramento da Reconciliação. Infelizmente, diante da consequência do pecado de nossos primeiros pais Adão e Eva, o pecado entrou no mundo, arrasando-o! No devido tempo Jesus veio a este mundo, Se fazendo homem para nos salvar! No decorrer de sua trajetória, Jesus instituiu este Sacramento quando disse ao Seus Apóstolos após ressuscitar dentre os mortos:

De novo lhes disse: “A paz esteja convosco! Como o Pai me enviou, também eu vos envio”. Depois dessas palavras, soprou sobre eles e disse-lhes: “Recebei o Espírito Santo. Àqueles a quem perdoardes os pecados, serão perdoados; àqueles a quem os retiverdes, serão retidos” (Jo 20,21ss)

Meu amado ou minha amada irmã, talvez hoje você esteja como essa mulher adultera do Evangelho, talvez hoje o inimigo de Deus esteja te acusando, te culpando, te atirando pedras, machucando seu coração! Mas venho lhe informar que o Confessionário te aguarda! Ali Jesus deseja fazer como fez com essa mulher. Ele deseja te acolher, te perdoar e te dizer: "Podes ir, e de agora em diante não peques mais" e isso acontece cada vez que, ao final da Confissão Sacramental, o Sacerdote diz: "Eu te absolvo dos teus pecados, em nome do Pai e do Filho e do Espirito Santo!". A partir desse momento todo entulho que estava em nosso coração cai por terra! Toda sujeira é lavada e nos levantamos para uma vida nova, como aquela mulher, pois, a partir dali, a vida dela passou a ter sentido!

Meu amado irmão pare de ouvir a voz do inimigo de Deus que quer te afastar dessa reconciliação com Deus por meio deste Sacramento deixado por Cristo para nós! Não tenha vergonha do Sacerdote que te atenderá, ele também é pecador e vai te compreender, te aconselhar e absolver teus pecados pela graça que Jesus lhe concedeu! O sacerdote age in persona Christi, sendo um instrumento nas mãos de Deus, para que o Senhor te lave de todas as tuas misérias! Então, de agora em diante, não deixe suas vestes permanecerem sujas, mas vá banhar-se na misericórdia infinita de Deus!



Por Luan Gabriel


Compartilhe:

Compartilhar



Para comentar faça login,
clicando aqui.

Ou faça seu cadastro,
clicando aqui.