Seja bem vindo

Nenhum usuário logado!

Reflexão - Honrar pai e mãe
LOGIN
CADASTRO
HOME VOLTAR

Honrar pai e mãe




Deus honra o pai nos filhos e confirma, sobre eles, a autoridade da mãe. Quem honra o seu pai, alcança o perdão dos pecados; evita cometê-los e será ouvido na oração cotidiana. Quem respeita a sua mãe é como alguém que ajunta tesouros. Quem honra o seu pai, terá alegria com seus próprios filhos; e, no dia em que orar, será atendido. Quem respeita o seu pai, terá vida longa, e quem obedece ao pai é o consolo da sua mãe. Meu filho, ampara o teu pai na velhice e não lhe causes desgosto enquanto ele vive. Mesmo que ele esteja perdendo a lucidez, procura ser compreensivo para com ele; não o humilhes, em nenhum dos dias de sua vida: a caridade feita ao teu pai não será esquecida, mas servirá para reparar os teus pecados e, na justiça, será para tua edificação.

(Eclo 3,3-7.14-17a)






Meus amados irmãos, todos nós somos filhos, pois em algum momento Deus nos chamou a existência por meio de nossos pais. Infelizmente, ainda mais nos tempos atuais, percebe-se um grande desprezo por parte dos filhos aos pais. Se pararmos para pensar, imagina o que seria de nós sem nossos pais, os pais que o Senhor nos deu. Primeiro, não existiríamos, segundo, não sobreviveríamos, pois, quem te alimentou e cuidou de você quando se quer sabia falar, foram seus pais, seja na mais tenra idade, tomando leite nos seios de sua mãe, seja por meio do trabalho, em que, Deus provia, por meio de seus pais, o alimento necessário. E agora, que você está "crescidinho" acha que não precisa do amor de seus pais, acha que é soberano e independente! Ou então, já tendo seu emprego, sua família, se esquece de tudo o que seus pais fizeram por ti ao longo da vida e os joga em um asilo, sem se importar com eles!

É... essa tarefa de honrar os pais não é nada fácil, porque nos esquecemos facilmente da nossa história e nos fechamos no egoísmo, olhando somente para nós mesmos, para o nosso futuro, nos esquecendo de quem está ao nosso lado, de quem tanto nos amou e nos ama! Precisamos deixar hoje, o Senhor reacender em nós essa chama do amor, essa chama que nos permite olhar para além de nós, para assim, honrar de verdade aqueles que, por toda a vida lutaram, batalharam e assumindo a missão de serem pais, deram o sangue por ti! Infelizmente não há uma premiação, um troféu, tal como o Oscar, para tantos e tantas que tem, não feito um papel, mas atuado com a verdade, com a vida, com uma história tantas vezes marcada pela dor e que agora, tantos vivem na solidão!

Que hoje, você possa dar um abraço apertado nos seus pais; e se eles estiverem distantes, ao menos ligue e diga que os ama! Não somente hoje, mas que faça parte da sua vida esse honrar, amar e cuidar daqueles que te amaram primeiro, quando você ainda estava sendo formado no ventre de sua mãe, quando você ainda nem sabia os perigos e aflições que haveria de enfrentar nessa terra, mas seus pais, já estavam ali ansiosos, a sua espera, para em cada segundo de suas vidas, fazer o que Jesus nos ensina no Evangelho:

“Este é o Meu mandamento: amai-vos uns aos outros, como Eu vos amo. Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a sua vida por seus amigos." (Jo 15,12-13)



Por Luan Gabriel


Compartilhe:

Compartilhar



Para comentar faça login,
clicando aqui.

Ou faça seu cadastro,
clicando aqui.